03 dezembro 2018

A fé não é racional. - Parte lll

     Esta é a parte III deste estudo, leia a parte I  e a parte II 

     A fé é um bálsamo para a alma, é curadora, é fortalecedora, é ajudadora, é força, é uma graça vinda de Deus e se instala em nosso coração, ali ela cresce e age em tudo na nossa vida direcionada por Deus. Ela não se instala em nossa mente, ela age partindo do coração, portanto ela é mais do que sentimento, porque vem da parte de Deus. Se fosse fé racional se instalaria na nossa mente.  A fé vem de Deus, ela é um reflexo em nós, ela é sobrenatural.

     O  maior erro que podemos cometer é associar coisas de Deus com adjetivos  humanos. Fazemos isto porque não temos experiências e conhecimentos profundos do que sejam as coisas de Deus. Olha o que acontece quando usamos a fé como razão, e isto vai bem de acordo com doutrinas da prosperidade. É fundamental para quem se dedica a estas doutrinas que o crente creia que 1+1=2 isto chama-se fé racional. Você investe na igreja, doa algo, dinheiro, casa, carro e Deus recompensa e você se torna próspero. Preste atenção na propaganda da igreja Universal, onde eles deviam dizer "eu sou do Senhor Jesus" e no lugar disso eles dizem "Eu sou a Universal". Isto é fé concretada, fé racional: eu quero, eu doo, eu recebo. É um negócio feito com a igreja que se coloca  como incentivador, usando a fé como ponte.
     Paulo em l corintios 2 versículos 4 e 5 dá uma  explicação sobre a fé que clareia tudo o que tenho dito nestes 3 estudos. 

     Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.

     Temos que entender que, se a fé se baseasse em sabedoria humana ela seria fé racional, e se basearia na razão, ou seria sentimento. Ela é poder de Deus, não passa pelo crivo humano, ela vem de Deus, do sobrenatural, se instala no coração e ali cresce e vai se revelando no caráter: retidão, justiça, amor, domínio próprio. Estas coisas são resultados da fé em nós, porém, a fé  é uma força divina que nos toca e desperta em nós uma confiança crescente, sobrenatural.

     Não vou me alongar, encerro estes 3 estudos sobre fé, não quero com eles corrigir ninguém; existe consenso sobre o assunto em quase todas as religiões cristãs, se eu for a única discordante, não me assusta e também não quero contrariar ninguém. Cada um segue sua fé na medida que a recebeu de Deus.

      Continuo na humildade do aprendizado, desejando as bênção do conhecimento mais que tudo na minha vida e  desejo o mesmo a você.

Paz do Senhor.

Por Alda Inacio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!