27 junho 2022

Igreja líquida, o que é isso?

Olá amigos!

Nossa vontade é derramar bênção para todos os irmãos e assim seja feito, que tudo que você toque seja abençoado, tudo seja em comunhão com o nosso Deus, porque ele quer nos ver felizes e buscando essa felicidade nas mãos dele temos segurança na espera e na esperança, com Deus como foco e único merecedor de louvor.

A ideia de uma sociedade líquida partiu dos estudos de Sigmund Bauman, o qual morreu em 2017. Ele que não era crente, era um filósofo e suas observações sobre a sociedade pós-moderna deixou muitos ensinamentos novos. Ele dizia que a sociedade atual é uma sociedade líquida. O amor, as amizades, todos os relacionamentos passaram a ser líquidos. Vamos analisar nesse sentido para observar como está a igreja atual, bem generalizada. O contrário de “sociedade líquida” é sociedade sólida. O contrário de igreja líquida é igreja sólida.

Nesse antônimo já dá para perceber o que é a liquidez da sociedade, onde nada permanece fixo, sempre está mudando para se adaptar aos novos tempos. Amores líquidos, mal casam separam. Amizades líquidas, mantidas na sua grande maioria online, onde se desfazem com um simples clic.

O embalo da liquidez atinge as igrejas, com certeza já na falta de interesse do crente em conhecer a Bíblia. Leem versículos esporádicos, cujo teor os satisfaz naquilo que buscam para si próprio. O outro pode até receber uma oração se pedir, porque espontaneamente nada se dá ao irmão. Igrejas incentivam o desvio da forma tradicional que é louvar a Deus, para louvar os bens materiais. Afinal, o crente vai na igreja para melhorar sua própria vida, com raras exceções. Misericórdia!

Outra coisa observada são os modos de adaptação às coisas mundanas em certas igrejas como por exemplo as festas juninas. Muitas igrejas estão praticando essas festas como sempre foi prática da igreja católica, onde eu mesma, quando criança, muito participei.

Mais um detalhe são as mudanças em certas igrejas que no passado proibiam os membros de terem televisão dentro de casa e hoje é liberado. Entrar mulher de calça comprida na igreja nem se fala o tanto que era proibido e hoje, bah! Os homens jamais poderiam usar brinco e hoje tudo é possível.

São observações que vemos na maioria das igrejas, quase generalizadas e isso é uma introdução aos costumes do diabo que vai preparando seu ninho, e, com o passar do tempo, as igrejas estão com a cara do mundo. Já não se reconhecerá a diferença e abre-se a apostasia silenciosa. Só Deus vê, porque nós vamos nos deixar envolver, já que a permissividade parte de quem confiamos. Quem? Os pastores liberais. Estes também se adaptam aos novos tempos, vemos pastores serem presos por corrupção. Pasmada!

Estes (cabe aqui ressalvas) estão liquidando as igrejas e nós passivamente vamos liquidando nosso primeiro amor que é o Senhor dos exércitos, o Criador. Sem perceber, só vamos à igreja para barganhar com Deus nossas petições.

Fuja disso meu irmão. Pratique a fé genuína.

Deus é o objetivo do culto e não eu ou você.


Que Deus o ilumine e guarde.
Por Alda Inácio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!