Deus lhe abençoe e proteja hoje e sempre.

Guarde em seu coração o nome de Jesus.

Ele é bálsamo para sua alma.

26 dezembro 2024

Estamos nos últimos dias, Jesus está voltando

 Olá amados.

Temos trabalhado muito na divulgação da Palavra de Deus para os últimos dias e isso se intensificou no Youtube. Ali está tendo uma procura imensa por temas que expliquem o fim que se aproxima e precisamos esclarecer os irmãos que andam em busca de entendimento.

Percebemos que a volta de Cristo está muito próxima e os sinais se intensificam, porém é necessário que a igreja como noiva do cordeiro se prepare para o arrebatamento. As interpretações deste acontecimento descrito na Palavra de Deus se multiplicam. Alguns irmãos entendem que haverá o arrebatamento eminente da igreja, isto quer dizer que de uma hora para outra seremos levantados da terra de encontro com o Senhor nos ares. Se essa interpretação se confirma creia que pode acontecer agora de um momento para o outro.

No entanto, há outras interpretações sobre o arrebatamento que para alguns intérpretes deve acontecer na metade dos 7 anos. Estes 7 anos vem do livro de Daniel onde vemos que Deus determinou 70 semanas proféticas, e 69 foi cumprida, faltando uma semana que na linguagem bíblica quer dizer 7 anos. Estes irmãos que acreditam no arrebatamento na metade destes 7 anos são chamados meso tribulacionistas.

Outro grupo de irmãos acreditam que o arrebatamento ocorrerá no final da tribulação, no  final dos 7 anos e nós aconselhamos os irmãos a não se prenderem a nenhuma destas expectativas e no lugar de achar que vai ser de uma forma ou de outra, se preparar para que Deus nos encontre limpos, saudáveis, vestidos com a armadura que Deus nos ensinou, a fé, a santificação, fugindo do pecado e amando a Deus de todo nosso coração.

Seja quando for o Dia do Senhor que nos encontre na luta contra o mal e na esperança de sermos arrebatados, porque os que aqui ficarem sofrerão muito na tribulação que é chamada de dia da ira do Senhor e virá sobre os homens nos 4 cantos da terra.

Fique atento irmão. Não se apegue ao material, purifique seu espírito para poder ser escolhido e arrebatado. Somente os puros de coração terão encontro com o Senhor nas nuvens e isso está para acontecer.

Ame a Deus. 

13 dezembro 2024

Jesus ressuscitou com corpo de carne e osso?

 Olá amigos.

Eu continuo estudando e lendo, assistindo filmes, vídeos e debates sobre temas difíceis da Bíblia que são de interesse das pessoas que temem a Deus. O temor é sinal de respeito e amor. Nosso Deus ama quem o teme e respeita.

As vezes pego grandes estudiosos em pequenos erros, tão pequenos que talvez tenha passado despercebidos a eles, porque se dedicam a grandes temas e erram nos mínimos. Um exemplo, e é sobre o que venho falar com vocês hoje, um certo pastor afirmou que Jesus subiu ao céu em seu corpo de carne e osso.

Quando eu li isso muito me admirei, porque está escrito que a carne e o sangue não entram no céu e isso vale para qualquer um de nós quando formos arrebatados e para o próprio Jesus quando ressuscitou.

Jesus quando subiu aos céus, depois que ressuscitou e passou 40 dias entre os discípulos, subiu com um corpo glorificado, da mesma forma que ele nos dará um corpo transformado e glorificado no dia do Senhor, quando haverá o arrebatamento.

Ampliando uma pouco esta questão observei outro pastor se fazer a si mesmo uma pergunta: para onde vai os corpos dos anjos quando eles aparecem em forma humana na terra e depois deixam o corpo físico ao voltar ao céu? A resposta não tem na Bíblia, mas temos a resposta de reflexão. Analise comigo: o que você acha que acontece? Uns disseram que o anjo encarnou num ser humano. Isso não é verdade. Um anjo é puro, jamais vai encarnar num corpo cheio de pecado e desejos  como é o corpo humano.

Os anjos assumem uma imagem de aparência humana, não são corpos reais, são somente aparência. Eles nunca se demoram, são aparições passageiras. Um exemplo, o anjo que estava sentado na frente do túmulo de Jesus e falou com as mulheres que lá foram na manhã de domingo.  Outro exemplo, dois camponeses falaram com os discípulos: “Homens galileus, por que estais contemplando as alturas? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, retornará do mesmo modo como o viste subir”.

É isso amigos, um pouquinho de cada vez vamos no inteirando das coisas de Deus com muito amor e dedicação ao nosso Pai celestial.

Fique na paz do Senhor.

Por Alda Inácio


30 novembro 2024

Quando vai ocorrer o arrebatamento da igreja?

 Olá amigos.

Vivemos um tempo difícil dentro das famílias, com muita violência entre os membros, pai matando filhos, mãe matando filhos, e filhos matando pai e mãe. Tão grave como nunca vimos antes. Quanto aos fenômenos climáticos estamos vendo um crescente espantoso, mas, para quem trabalha e está fora do alcance dos noticiários diários, principalmente os noticiários da tarde, não fica ocorrente dos crimes dentro dos lares. Nesses noticiários vemos coisas que nunca vimos antes e todos os dias tem familiares matando familiares, uma das coisas mais graves também mostra o desvio mental das pessoas. Há um acentuado e crescente número de doentes mentais que atacam e matam. 

O que antes era nas ruas passou a ser nos lugares mais sensíveis, os lares.

Com este poste venho trazer um estudo que eu mesma venho desenvolvendo para entender sobre o arrebatamento da igreja e assim repassar aos visitantes. Concluí que dezenas de pastores têm uma visão errada sobre este tema e dizem que o arrebatamento da igreja vai acontecer antes do Anticristo se revelar. Essa é uma visão que torna nosso Senhor Jesus Cristo, também João em Apocalipse e Paulo mentirosos. Devemos ler e reler os textos explicados que estão em Isaias, Coríntios, Apocalipse e muitos outros livros da Bíblia e organizar nosso pensamento em torno da verdade. 

O arrebatamento da igreja só vai ocorrer após o toque da última trombeta e no meio dos meus estudos, encontrei o vídeo do Pastor Cesar Cavalcante com detalhes completos, onde se pode ver claramente como e quando o arrebatamento vai acontecer.

O vídeo precisa ser visto por todas as pessoas que têm dúvida sobre esse assunto e está na lateral desta página. Para vê-lo, se você usa celular, abra o blog na posição "web" e a página se mostrará inteira. Mesmo assim deixo aqui o link do vídeo. É importante assistir o vídeo e entender.

https://youtu.be/0W0UrhMhH_s?si=-KKIW_mXFMc8L-6Y 

 Deus abençoe a todos.

Por Alda Inácio

21 novembro 2024

Uma semana profética após a eleição de Trump

 Abra o blog no celular em modo Web para vê-lo completo.

Olá amigos.

Este pequeno post é para repassar um comentário sobre os acontecimentos da semana de 6 a 13 de novembro 2024, logo após a eleição do presidente americano Donald Trump. De ponta a ponta do mundo houve um derramamento de conhecimento sobre o tempo do fim. Não foi um presságio qualquer, foi realmente um aviso da parte de Deus para os estudiosos da Palavra, principalmente a quem se dedica aos estudos do tempo do fim.

Imagina-se que o governo de Trump será de progresso financeiro para o mundo, será um tempo de paz, mas também será um tempo de preparação para a volta de Jesus. A internet ficou minada de temas escatológicos, porque previsões de toda amplitude veio a tona. O interessante é que algo sobrenatural tomou conta de quem estuda os últimos acontecimentos e dois ou três dias depois os vídeos revelavam assuntos semelhantes. Foi algo muito estranho.

Eu mesma fui tomada por um sentimento urgente de criar um canal no Youtube e pregar o Evangelho e de repente vi descer sobre o meu entendimento coisas que eu não cogitava antes, como o que vai acontecer após 2025, os passos seguintes de um possível cumprimento da setuagésima semana que consta no livro do profeta Daniel. Eu fui montando tudo e foi fluindo e eu fui orando e quanto mais orava mais assunto da mesma referência foi surgindo. 

No final fui comparar com outros escritores escatológicos e fiquei abismada. Deus está nos mostrando como devemos nos comportar nesse período que antecede à vinda de Jesus. Devemos amar mais, orar mais, perdoar mais e ler muito a Bíblia. Quem não aceitou Jesus, aceite agora, leve muito a sério o caminho da salvação e fique em paz.

Quem espera na paz de Cristo é sinal de que entendeu a mensagem dele.

Fique você também na paz.

Receba as bênção de Deus.

Por Alda Inácio



10 novembro 2024

Dois últimos posts se encaixam: as 2 testemunhas e quem detém o Anticristo

 OBS: olhe esta página completa na versão para "Web"

Olá amigos.

Uma hora atrás postei meu último estudo, falando sobre as duas testemunhas do livro de apocalipse capítulo 11 e qual não foi minha surpresa, ao chegar no final do estudo e ver que ele se encaixa com o penúltimo post sem eu me dar conta enquanto estudava os temas. 

Fiquei maravilhada e vou explicar agora o porque de tanta alegria.

Meu último post:

https://criticaedenuncia.blogspot.com/2024/11/quem-sao-as-2-testemunhas-do-apocalipse.html

Nele estou explicando o ponto onde as duas testemunhas são retiradas da terra numa nuvem e Deus as leva para servirem no julgamento, na abertura dos livros do julgamento. Nesse ponto, no outro post, anterior a esse último, eu falo do que detém o Anticristo. Vou colar aqui:

https://criticaedenuncia.blogspot.com/2024/11/quem-detem-aparicao-do-anticristo.html

Nesse post anterior eu explicava que o que detém a revelação do Anticristo é a salvação do último escolhido, que vai completar a lista dos salvos de Deus, cujos nomes constam do Livro da Vida Eterna.

Então, terminei o post de hoje e percebi que o último escolhido será resgatado na metade dos 7 anos quando as duas testemunhas que são o Antigo e Novo testamento ainda estiverem na terra e em seguida elas serão retiradas por Deus.  Ali, no limiar da retirada, será salvo o último escolhido. Depois disso as Bíblias serão proibidas no mundo. Leia com atenção os dois posts e você vai entender.

Vai ficar uma dúvida na cabeça de alguns, vou explicar. Alguns perguntarão: O anticristo estará na terra 7 anos, a Bíblia e a salvação continua sendo oferecida durante os primeiros 3 anos e meio e como o povo de Deus vai conviver com o Anticristo? 

Resposta:

Sim ela continua e tem um detalhe, o povão de Deus, a grande maioria não se dará conta de que o Anticristo já está agindo. Ele vai conquistar o mundo todo. O mundo vai se pender para o lado do Anticristo e os salvos ficarão indecisos, num primeiro momento, mas com um pé atrás. O povo de Deus, os salvos, só se darão conta de que o tal fulano é o Anticristo na hora em que a Bíblia for proibida, isso ocorrerá na metade dos 7 anos. A segunda metade será sem Bíblia, sem salvação. Quem aqui estiver será tragado com horrores nunca antes visto. Ali vai começar a Grande Tribulação. Sabemos que Deus retira a igreja ao som da última trombeta, portanto, dali em diante Deus poderá soar a última trombeta.

Analise e reflita.

Mais claro do que isso impossível.

Corre pra Jesus.

Por Alda Inácio



Quem são as 2 testemunhas do Apocalipse 11?

Olá amigos.

Quanto mais o tempo do fim se aproxima, mais vão ficando difíceis os estudos e este estudo que trago hoje deu um trabalho enorme para fazer. Mais uma vez vou discordar de alguns estudiosos, pedindo perdão. São irmãos em Cristo e eu amo a todos. Estamos alinhados com  a espera da volta de Jesus.

Aqui o estudo:

Em Apocalipse 11 está escrito os detalhes de duas testemunhas, para os 1260 dias que é metade do ciclo de 7 anos do Anticristo na terra. Ali diz que são homens, mas isto é simbólico. Cabe uma pregunta: 

Você consegue imaginar esta cena nos dias atuais, dois homens falando sem parar por 3 anos e meio, testemunhando de Deus? E porque alguém precisa vir pregar, em desespero, no fim dos tempos, se a Palavra de Deus fez isso nos últimos 5 mil anos?? Essa mentalização é inconcebível. 

Então, para elucidar os fatos que são 12 e estão listados a seguir, vou pular direto para o nove (9) para provar que não são homens. Não estou contrariando a Palavra de Deus, estou tomando a palavra “homens” como simbólica.

Analise o item 9: “os seus corpos não podem ser sepultados”. Essa é uma das provas de que não são seres humanos. Então vou listar todos os predicativos das duas testemunhas e vamos analisar um por um.

1 - Recebem autoridade de Deus e se vestem de pano de saco.

2 - Profetizam por 1.260 dias (3 anos e meio)  e se alguém quiser lhe fazer dano morrerá.

3 - Têm poder para fechar o céu, transformar a água em sangue e causar pragas.

4 - São chamadas de "oliveiras" e "castiçais" e permanecem diante do Senhor da terra.

5 - São semelhantes a Elias e Néfi em poder.

6 - São atacadas por um monstro que vem do abismo, que as vence e mata.

7 - Os seus corpos ficam na rua principal da cidade, onde o Senhor foi crucificado.

8 - Os seus corpos são vistos por todos os povos, tribos, línguas e nações por três dias e meio.

9 - Os seus corpos não podem ser sepultados.

10 - Os habitantes da terra se regozijam com a morte das testemunhas.

11 - Depois de três dias e meio, Deus lhes sopra vida e eles se levantam.

12 - Sobem ao céu em uma nuvem.

Vamos analisar cada item separado:

1 - Recebem autoridade de Deus e se vestem de pano de saco.

A Bíblia nos mostra cada pedido de arrependimento durante o antigo Testamento e Novo, homens vestidos com pano de saco, simbolizando humildade. Essas duas testemunhas contém exemplos, mostram exemplos de humildade.

2 - Profetizam por 1.260 dias e se alguém quiser lhe fazer dano morrerá.

Esse é o período do Anticristo na primeira metade dos 7 anos proféticos, ele é bonzinho, ajudador, o mundo se derreterá aos pés dele, enquanto ele prepara o ataque à igreja nos 3 anos e meio seguintes.  Deus conservará as duas testemunhas intactas. Sim, se alguém quiser fazer-lhes mal morrerá. Os perdidos terão a chance final para se salvarem.  Os que não aceitarem Jesus, esses morrerão, não  terão Salvação e terão morte eterna. Você vai entender mais abaixo.

3 - Têm poder para fechar o céu, transformar a água em sangue e causar pragas.

Aqui mostra o poder de transformação que a Palavra de Deus nos trás, renovação de vida, chamado para a salvação, nascido de novo. É esse poder simbolizado por água, sangue e pragas. Este último para quem não aceita a salvação.

4 - São chamadas de "oliveiras" e "castiçais" e permanecem diante do Senhor da terra,

Observe aqui: o óleo é extraído da oliveira, óleo simboliza o Espírito Santo na Bíblia; castiçais são portadores de luz. A Bíblia é um castiçal de luz, Luz de Deus, tanto o Antigo Testamento, quanto o Novo. Por meio da Palavra de Deus conhecemos o Espírito Santo, ele foi revelado em Pentecostes, e veio habitar em nós. Ele agia no Antigo Testamento sem habitar, passou a habitar permanentemente nos escolhidos, após Pentecostes. Aqui você já pode saber que as duas testemunhas são o Antigo e o Novo Testamento.

5 - São semelhantes a Elias e Néfi em poder.

A Palavra de Deus tem poder, é sobre o poder de Deus que ela está centrada. As duas testemunhas, Antigo e Novo Testamento revelam o poder de Deus.

6 - São atacadas por um monstro que vem do abismo, que as vence e mata.

Aqui tem um mistério: O governo do anticristo será de 7 anos, o número perfeito de Deus. Esse período será dividido em 3 anos e meio, haverá um corte na metade e terá mais 3 anos e meio. O primeiro período antes do corte veremos um Anticristo bonzinho e ajudador. No meio dos 1260 dias, (3 anos e meio), o Anticristo se revelará o demônio que ele é. Ele vai proibir o uso da Bíblia, porque ele se declarará como Deus. Possivelmente ele mandará queimar as Bíblias em praça pública e estenderá uma ordem ao mundo inteiro "quem for pego com uma Bíblia será morto". Simboliza-se como morte das duas testemunhas, o ataque e proibição da Bíblia.

7 - Os seus corpos ficam na rua principal da cidade, que figuradamente é chamada de Sodoma e Egito, onde o Senhor foi crucificado,

Versículo 9 de Apocalipse 11 - Ali fala de Sodoma, a qual ocorreu evento no antigo testamento, fala em Egito é atual, se refere ao novo testamento, mundo atual. Jesus continua sendo sacrificado por todos aqueles que não o aceitam como Salvador nos dias de hoje. Falar em Egito é trazer o entendimento aos dias de hoje.

8 - Os seus corpos são vistos por todos os povos, tribos, línguas e nações por três dias e meio.

As Bíblias proibidas começarão a serem lançadas obrigatoriamente em praça pública para serem queimadas e isso transcorrerá a partir dos 3 dias e meio de "morte" das duas testemunhas. 

9 - Os seus corpos não podem ser sepultados - aqui é o ponto focal, não são humanos, são de papel. Não serão enterrados porque Deus os retirará de cena simbolicamente. 

10 - Os habitantes da terra se regozijarão com a morte das testemunhas.

Os habitantes da terra vão estar dominados pelo poder do Anticristo e ficarão felizes por não ter que seguir nenhum Deus invisível que é descrito na Bíblia. A Bíblia perde o poder. O que se autodenominará como "Deus" (o anticristo) estará mandando na terra.

Obs. Pausa para explicar o papel dos crentes nesse período.

Os salvos (parte deles) só vão entender que o tal chefão mundial é o Anticristo ao findar os 3 anos e meio iniciais, quando o Anticristo se revelar como Deus e mandar queimar as Bíblias.

11 - Depois de três dias e meio, Deus lhes sopra vida e eles se levantam.

Olha isso que coisa importante: No fim de 3 dias e meio, Deus extingue o poder da Bíblia, o poder de transformação, ela perde o efeito de levar a palavra de salvação, consequentemente não haverá mais salvação a partir daquele momento. Começa ali o período do demônio destruindo tudo, perseguindo os salvos e este período vai durar 3 anos e meio e será o período mais terrível da humanidade.

12 – As duas testemunhas serão levadas para o céu numa nuvem – Aqui vemos a importância da Bíblia que será recolhida para ser aberta no julgamento dos grandes e pequenos a seguir. Consta que no julgamento se abrirão os livros e um deles é a Bíblia, para mostrar a todos onde, em qual mandamento, eles foram acusados por ferir a lei de Deus.

Completa-se aqui o estudo, espero ter ajudado e peço a Deus que perdoe a minha ignorância, se algum detalhe saiu diferente. Deus sabe tudo, acompanha todos e somos falhos no entendimento. Amém Senhor.

Que Deus nos ilumine e abençoe.

Por Alda Inácio


08 novembro 2024

Quem detém a aparição do Anticristo?

 Olá amigos.

A igreja cogita saber, os estudiosos querem entender e eu tenho estudado o assunto e vi nas palavras de Paulo a resposta clara para esta questão complicada. Há quem diga que quem detém a manifestação do Anticristo é o Espírito Santo. No entanto, analisa comigo: o Espírito Santo está na igreja. Onde a Igreja estiver ele está, somos templos do Espírito. O arrebatamento se dará no fim do fim. Os mortos ressuscitarão para o julgamento e Jesus volta para arrebatar os seus e dar cabo do Anticristo. A igreja será arrebatada no fim do fim. Portanto não é o Espírito Santo.

A essa altura, antes do finalzinho estará em ação o Anticristo e a igreja no meio dessa confusão, ele vencerá os salvos e diz que Deus abreviará a confusão, final, que será algo nunca visto antes e nunca será visto depois, retirará os escolhidos (arrebatamento da igreja) para se ocupar do Anticristo (Satanás)

A pergunta que todos fazem continua sem resposta: quem detém o Anticristo que não o deixa se manifestar até agora?

Em Mateus 24 note a explicação de Jesus para o tempo do fim. Qual é o último evento que vai liberar para que tudo se acabe? Leia o verso 14.

1E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Fica bem claro  Satanás será liberado ao completar-se a lista dos escolhidos. Quando o último salvo for alcançado terá se cumprido a ordem do Senhor: Ide, pregai o Evangelho em todo o mundo.


Em 

2 Tessalonicenses 2:7 está escrito: “até que do meio seja tirado”.

Entendo que o último escolhido é retirado do meio ímpio, por ser uma nova criatura. Nasce do Espírito. Ele é retirado do mundo, como fomos retirados cada um de nós. Fomos retirados do mundo, sem sair do mundo.  Fomos aceitos como filhos de Deus, salvos, com nome escrito no livro da Vida Eterna.


Até que o último salvo seja encontrado, não haverá o fim. É o Ide que vai revelar o último escolhido e é isto que detém a manifestação do Anticristo. Uma vez que a lista dos que tem o nome escrito no Livro da Vida Eterna esteja completa, nada mais detém Satanás.


Isto é muito óbvio. Pense. Reflita. Ore muito.


Deus abençoe a todos.


Por Alda Inácio



05 novembro 2024

Kamala Harris e a ideologia de esquerda

Olá amigos, a paz do Senhor.

Eu tento não dar palpite político, quando os políticos não usam a igreja para se lançar e, nessa disputa acirrada nos Estados Unidos, eu prefiro não me manifestar sobre quem vencerá, se Trump ou Kamala. Sabemos que a situação do mundo atual está crítica e as eleições nos USA vão poder acalmar ou botar fogo nessas guerras todas que estamos presenciando. 

Eu sigo com grande interesse todas as notícias  sobre política mundial, porque são elas, essas políticas que determinarão  os eventos escatológicos que nós, os evangélicos e também o povo judeu e o mundo espera poder ver mais claro em que pé estamos em relação à volta de Jesus.

E, nesse comício de Kamala Harris dessa sexta feira  01/11/2024 ela disse uma frase diante do reverendo da igreja Deus em Cristo de Detroit, USA a frase que define a ideologia de esquerda com exatidão. Colo a frase abaixo e você analisa. O que você vê na frase revela o descaso que a esquerda faz para com Deus. Para eles Deus não manda, é o ser humano quem decide e não tem oração que ajude, nem conversa, somente a ação do homem a decidir os rumos da nação. 

Eu tenho absoluta certeza que quem decide o vencedor é Deus. Caso ele tenha o fim dos tempos para já, colocará no poder americano quem conduzirá o mundo para o fim, sendo que os americanos ocupam um papel decisivo e importante no âmbito mundial. É a nação mais poderosa e dependendo do lado que eles estiverem, penderá o caos ou a vitória a nível mundial.

Analise esta frase com cuidado, ela é o resumo da ideologia de esquerda.

Vários jornais divulgaram veja este: https://www.businesslive.co.za/


Vamos orar e deixar Deus decidir sem opinar, esse ou aquele.

Ore e seja feita a vontade do Pai.

Por Alda Inácio

30 outubro 2024

O alcance deste blog, as bênçãos a você e orações

 Olá amigo visitante.

Este blog é parte da minha alegria ao servir o meu Senhor, porque além de fazer uso deste conhecimento bíblico que Deus me deu e faço questão de levar a quem nos visita, tenho grande alegria ao ver o alcance da Palavra de Deus ao redor do mundo, somada às bênção que os visitante alcançam. 

Subestimamos, as vezes, este pequeno espaço chamado blog usado por tantas pessoas que amam distribuir o conhecimento bíblico. Recentemente fiz um teste para descobrir dom do Espírito e fiquei ocorrente que Deus me deu 4: conhecimento, fé, ensino e evangelização. Retribuo desejando a você, meu leitor, que Deus lhe mostre os seus dons pessoais e derrame sobre você muitas bênçãos e muita alegria.

Eu nunca me preocupei em saber quais eram meus dons do Espírito e fiquei contente ao ver que é exatamente isso que Deus usa em nós e que ele dá dons a todos. Só há alegria nesse particular.

Este mês, oura grande alegria foram 13 visitas da Índia, o grande país com tantas dificuldades de aceitar a salvação porque cultuam uma infinidade de deuses, são politeístas e têm massacrado o povo evangélico. Entre mais de 495 mil cliques que este blog já teve de dezenas de países, os 13 da Índia me deram muita alegria. Nossa oração hoje vai para eles, o povo indiano.


Se você leu essa mensagem e você é um irmão em Cristo, ore pela Índia. Aguardamos a volta de Jesus e para tanto, precisamos orar afim de que todos os escolhidos sejam alcançados. Em troca receba as bênçãos de Deus para sua vida e nunca deixe de agradecer o que recebe. Deus ama corações gratos.

Paz do Senhor a todos.

Por Alda Inácio

22 outubro 2024

O arrebatamento será secreto?

 Paz do Senhor amigos e visitantes.

O tema arrebatamento é um dos mais procurados na atualidade e o motivo é o aumento das dores do fim dos tempos, nos quatro cantos do mundo. O amor esfriou, conforme diz a Palavra do nosso Deus: “O amor de muitos esfriará no final dos tempos”. Desastres do clima aumentarão, terremotos, inundações, o clima da terra enlouqueceu e a diversidade de opinião sobre este tema não nos separa dos irmãos que pensam diferente de nós, somos todos irmãos em Cristo.

Quando acontecerá o arrebatamento da igreja?

Temos um tema diante de nós dos mais complicados, o qual para alguns será antes da Grande Tribulação, para outros será durante e ainda outros pensam que será depois da Grande Tribulação.

Para entender o arrebatamento temos que verificar o milênio. Estritamente falando, pré-milenismo e dispensacionalismo pertencem à mesma escola na qual se ensina que a vinda pessoal e visível de Cristo acontecerá antes do milênio futuro. Há várias similaridades em suas visões. Ambas ensinam um reino de mil anos literal.

Precisamos entender primeiro o que é o dispensacionalismo. É uma cosmovisão bíblica com grandes repercussões na escatologia cristã, uma vez que afirma a segunda vinda de Jesus Cristo como sendo um acontecimento futuro neste mundo físico, envolvendo o arrebatamento da igreja que será secreto e um período de sete anos de Grande Tribulação. Após isso acontecerá a batalha do Armagedon e o estabelecimento do Reino Milenar de Jesus Cristo que governará o mundo com seu trono estabelecido na cidade de Jerusalém. Um dos pontos chaves do dispensacionalismo é a distinção entre os gentios que hoje formam a igreja e separadamente Israel.

Os pentecostais na maioria são dispensacionalistas, já os presbiterianos não são, eles acreditam numa perspectiva escatológica bíblica que afirma a segunda vinda de Jesus Cristo e um período de Grande Tribulação. Para estes o arrebatamento ocorre na vinda de Cristo e após isso será o milênio.

Todos os pré-tribulacionistas creem no arrebatamento secreto.

As Testemunhas de Jeová acreditam que apenas 144 mil pessoas irão para o céu. Os demais fiéis viverão eternamente em um paraíso na Terra.

Os Batistas tem uma divisão de interpretação, uns são dispensacionalistas, outros não, não existe uma coesão de estudos escatológicos da fé Batista em torno deste tema.

Qual a minha posição sobre o arrebatamento.

Eu sou pós tribulacionista porque está escrito que o arrebatamento se dará com a vinda de Jesus no toque da última trombeta, com alarido e todo olho o verá. No entanto, eu não creio como os presbiterianos no milênio literal após o arrebatamento. O milênio está no fim, estamos vivendo o milênio e não haverá arrebatamento secreto. Jesus vem após o Anticristo se manifestar, nesse momento a igreja vai ao encontro do Senhor nos ares, Jesus destrói o Anticristo, faz o julgamento e tudo acaba. Os salvos vão para a vida eterna e os ímpios vão para o sofrimento eterno.

Aquilo que pertence ao futuro deixe nas mãos de Deus. Ore e fique atento, pois os sinais se acentuam e não ficará difícil entender o que está por vir.


Por Alda Inácio

18 outubro 2024

Jesus não morreu na sexta feira

 Olá amigo visitante.

Aprendi muito com este estudo, porque sempre fiz as contas da ressureição de Jesus baseada no que me foi ensinado na infância  e a conta nunca fechou. Precisei fazer um estudo profundo, consultando o calendário judeu e muita leitura. Aqui está o estudo. Leia com atenção e vai entender.

Antes de tudo quero dar glória ao Espírito Santo que direcionou o estudo.

Mateus 26:17-23 diz assim:

No primeiro dia da festa dos Pães Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e o consultaram: “Onde desejas que preparemos a refeição da Páscoa?”

Observe:

A festa dos Pães Ázimos durava, e ainda dura 7 dias, portanto, o primeiro dia da festa, quando os discípulos vieram ter com Jesus, eles queriam saber onde ia ser feito o jantar. Com o passar do tempo a festa dos Pães Ázimos se juntou à festa da Páscoa judaica, também conhecida como Pessach e dura uma semana em Israel. A preparação do sacrifício acontece no dia 14 do mês Nisã (naquele ano foi na quarta feira) de acordo com o calendário judaico. A cerimônia desde os tempos antigos tem uma sequência única:  o cordeiro é sacrificado durante o dia e comido naquele dia após o por do sol, que já é dia 15 quinta feira, Jesus comeu a ceia com os discípulos também naquela noite de quinta feira.

Em Marcos 14:1 está escrito: E dali a dois dias era a Páscoa, e a festa dos Pães Ázimos; e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como o prenderiam com dolo, e o matariam. Mas diziam: "Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo". Veja bem que este versículo fala de duas festas, Páscoa e Pães Ázimos. Mas na época a Páscoa não era comemorada, ela era só o dia da passagem (saída do Egito). Não era feriado. A comemoração era sexta, quer dizer 2 dias depois.

Em Marcos 14 verso 17 diz assim: Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze, então era quarta feira noite (14), dia da santa ceia, diz ali “anoitecer” que para os judeus já começava a quinta feira(15) a partir das 18 horas. A última ceia foi no comecinho da quinta feira. Jesus foi preso e crucificado naquela noite, durante a madrugada, já era então a quinta feira, dia da crucificação.

Em João 19:31-37, é descrito o dia da preparação para a festa, quando os judeus pediram a Pilatos para que os crucificados fossem retirados da cruz antes do sábado.

Em Marcos 15:42-47, é descrito o dia da preparação, que era a véspera do sábado,  quando José de Arimateia pediu o corpo de Jesus a Pilatos.

Então Jesus foi crucificado quinta feira. Observe que ele foi tirado da cruz naquele mesmo dia porque não poderia passar pregado na cruz no dia de sábado grande, festa dos pães Azimos.

Jesus ficou no sepulcro 3 noites: de quinta para sexta, de sexta para sábado e de sábado para domingo. No domingo pela manhã (primeiro dia da semana) Maria, e as outras foram ao túmulo, ele não estava mais lá.

Toda a confusão foi gerada por três razões:

1 – O fato de não ter diálogo com os judeus buscando entender suas festividades e depois aplicar aos textos bíblicos.

2 – Outro ponto que dificulta o entendimento é o término do dia no calendário judeu; o dia termina ao por do sol, portanto, por volta de 18 horas e ali começa o dia seguinte. Diferente do nosso calendário que para nós o dia termina meia noite.

3 - A grande culpa também da igreja idólatra que entendeu errado e santificou a seta feira por sua livre vontade e sem estudo e comparações, não se consegue entender. Ficou esta questão herética chamada sexta feira santa para os católicos. Mesmo para os crentes, a conta não fecha, não dá 3 noites no sepulcro e todos ficaram calados, deixaram por isso mesmo.

Mateus 12:40-41 faz referência a Jonas e à baleia, dizendo: "pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra".

Vou ser sincera aqui: 

Me desgosta um bocado a maneira como a Mensagem de Deus na Bíblia foi explicada para nós no decorrer da história. Decorridos 2.024 anos de dissenções, divisões e discórdia, até chegarmos nos dias de hoje, uma atualidade em que a grande maioria dos cristãos não conhece a Bíblia, só decora os versículos que lhes traz alguma esperança. Hoje ainda há discórdia entre o povo judeu sobre estas datas. 

Referência: O site abaixo apenas explica sobre a preparação da festa dos judeus ter ocorrido no dia 14 de Nisã e a ceia comida após o escurecer que já era dia 15 quinta feira.

  https://blog.israelbiblicalstudies.com/pt-br/jewish-studies/a-ceia-da-pascoa-judaica-compreender-ou-participar/ 



Que Deus lhes ilumine.

Por Alda Inácio

14 outubro 2024

O número da Besta 666 o que é?

 Olá amigos, que o Senhor nos una com a paz.

Trago hoje um estudo muito discutido nos últimos anos e bem controverso, assim sendo de minha parte eu creio no que revelarei aqui, sabendo que a grande maioria dos estudiosos da Palavra de Deus para este tempo do fim acreditam em outra versão deste número descrito em Apocalipse como 666, o número da Besta.

O texto descrito por João está falando do Anticristo, leia Apocalipse 13 de 16 a 18.

16 Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa,

17 para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.

18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.

João viu o futuro da humanidade e descreveu o Anticristo, um ser que dominará a terra e colocará uma marca na mão e na testa dos seus seguidores. Este ser estará sob o domínio de Satanás e tentará copiar tudo que Jesus fez, porém sob o disfarce da mentira do engano e da ilusão.

Jesus selou seus seguidores com a marca do Espírito Santo, esta é uma marca invisível, somente percebida por quem a tem. O Anticristo colocará uma marca nos seus seguidores revelada pelo número 666 que é o número da imperfeição. Sabemos pela Bíblia que o número da perfeição é o sete, então esta marca é um número imperfeito. Tudo que o diabo faz é imperfeito. Ele apenas imita e nunca consegue chegar a perfeição.

Muitos estudiosos cogitam que a marca será um chip e de jeito nenhum será algo assim, pois tudo caminha após Jesus no plano espiritual, então será algo invisível. O não poder comprar nem vender, na época em que o Anticristo governará, será o cerceamento dos cristão que serão perseguidos e desempregados por não aceitarem adorar a Besta. Sem emprego não se poderá comprar comida, vender, comercializar em geral. Quem desobedecer será morto.

Outra coisa que eu creio, porque sou pós-milenista, é que a igreja de Cristo na terra passará pela grande Tribulação e o sofrimento dos crentes será terrível, como nunca houve antes. Seremos perseguidos e mortos mas, cada um de nós saberá resistir à obrigação imposta pelo Anticristo de adorá-lo. Jamais o faremos. Iremos preferir morrer que adorá-lo.

Há divisões de interpretações sob estes temas escatológicos e muitos fiéis evitam tocar nesses assuntos porque exige uma exegese aprofundada e nem todos tem a possibilidade de aprofundamento, por várias razões. Penso que estes assuntos não podem nos separar do amor de Deus, por não concordarmos com o ponto explanado por um, compreendido de outra maneira por outros e assim estas coisas podem causar esfriamento da fé. Se você pensa diferente deixe quieto, aguarde o tempo certo chegar. Firme sua vida na oração e tente ficar entre irmãos numa comunhão perfeita. Essa união nos ajudará nos tempos difíceis que estão por vir. 

Que Deus nos ilumine e guarde sempre.

Por Alda Inacio


08 outubro 2024

O Terceiro Templo de Deus e seus impedimentos

 Olá queridos visitantes.

Que a paz do Senhor habite convosco.

Vamos pensar as coisas de Deus numa análise mais fluída hoje; temos o direito de fazer conjecturas, de tentar ver a mão de Deus realizando coisas entre nós e entender certos parâmetros que não ficaram claros na Bíblia.

Antes de falar do Terceiro Templo, vamos fazer uma observação sobre a atualidade de Israel.

Você segue de perto o que se passa no Oriente e nos ataques de Israel caçando adeptos do Hamas e do Hezbolah e vê aquele monumento grandioso chamado Domo de ferro que intercepta os foguetes enviados para o país amado de Deus. Você já percebeu o poder daquele negócio que mal conseguimos entender como funciona? Você acha que aquele gigantesco aparelho de defesa nacional é invenção de homens? Aquilo é coisa de seres humanos? Pois você  pode acreditar que foi enviado dos céus por Deus.

Entrando no tema do post de hoje, "Terceiro Templo" construção fundamental para a fé judaica, ele tem uma história complexa anterior. O primeiro Templo foi construído pelo rei Salomão, filho do rei David,  no Monte Moriá, em Jerusalém, no local onde Abraão ofereceu seu filho Isac como sacrifício a Deus. O local é adorado pelos Muçulmanos e pelos Judeus. A fé de Abraão deu continuidade a fé do povo de Israel. A construção durou 20 anos. Nabucodonosor incendiou o templo em 586 AC. 

A construção do Segundo Templo foi ordenado por Ciro que terminou a reconstrução por volta de 539 a.C., após a libertação dos judeus que estavam em cativeiro na Babilônia e o Templo foi destruído em 70 DC por Tito, general romano e dele sobrou  o Muro das lamentações. Nesse Templo Jesus ensinou.

A esperança, que para eles é certeza, é reconstruir um novo Templo naquele lugar, ideia que permanece viva entre os judeus, porque Deus deixou a dimensão do Templo descrita na Bíblia. No entanto, ocorreu um imprevisto nesse meio tempo, entre várias ocupações e êxodo dos judeus de suas terras, parte das terras foi anexada a invasores que se tornaram dono. Uma delas é o monte Moriá e construíram lá o Domo da Rocha, onde somente os Muçulmanos podem entrar. Assim sendo, como é que o terceiro Templo poderá ser construído? O local é aquele e nenhum outro.

Aí entra uma conjectura viável, meu irmão: Você acha que Deus deixaria que se fizesse uma construção no mesmo local sagrado dos judeus à toa? Deus tem domínio sobre toda a Terra. Se não tivesse um objetivo, ele não deixaria que realizassem a construção. Qual seria o objetivo de Deus? Não nos toca ser sábios a esse ponto, porém podemos afirmar com certeza absoluta que, fazer um Templo Muçulmano ali, foi liberado por Deus  para RETARDAR a construção do Terceiro Templo. 

Olhamos para aquela situação e não compreendemos por que Deus precisa retardar, impedir a construção do novo Templo? A resposta é simples: caso não tivesse um Templo ali, o Terceiro Templo já teria sido erguido e ele está preparado por Deus para o futuro. Se tomarmos como base a fé judaica vemos que o povo de Israel aguarda uma futura mudança política/religiosa que faça com que aquele espaço volte a ser propriedade de Israel. Tomar à força e destruir o Domo da Rocha, para colocar no lugar o Terceiro Templo, causaria uma guerra contra todos os países Muçulmanos, isso é inviável.

O Terceiro Templo não pode ser construído em outro lugar, ainda porque eles acreditam que a Arca da Aliança, organizada no passado e desaparecida, está enterrada embaixo do Domo da Rocha e vai aparecer quando eles recuperarem o domínio sobre o local e fizerem as escavações necessárias.

 Há uma diversidade de interpretações sobre o Terceiro Templo, todas girando no seio judeu sendo uma delas, talvez a principal, que Jesus (Mashiach) ao chegar e governar Israel construirá o templo, outra diz que o Templo já está pronto no céu e descerá com  Mashiach na sua chegada (pois para os judeus ele ainda não chegou, eles não reconhecem Jesus como Salvador). Esse templo se materializará na terra, segundo eles. 

Uma outra ideia sobre o Templo chega aos termos de um milagre considerado assim, porque os judeus dizem que os portões do Templo de Salomão não foram destruídos, eles afundaram na terra e se os judeus forem aprovados por Deus para construir o Templo, os portões emergirão da terra como num milagre de Deus e completarão a obra do Templo.

Agora analisa o que Jesus disse à mulher no Poço de Jacó: João 4 de 19 a 24

 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 

20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. 

21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 

22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.


Essa afirmação de Jesus nos transporta para uma outra realidade.

Se considerarmos que após a Ascenção de Jesus todo contato com o Pai passou a ser por meio do Espírito Santo, e se considerarmos que o povo judeu passou a ser todos que se estendem desde Israel incluindo os gentios que somos nós, podemos chegar a um denominador comum assustador. Podemos pensar o seguinte: o Terceiro Templo somos nós, nosso corpo onde habita o Espírito Santo (não estou afirmando, apenas concluindo, entre tantas outras conclusões já tomadas sobre o tema, repito, aqui tomo nosso corpo como Terceiro Templo).(???)

Isso é apenas uma ideia, assim como na Bíblia não se encontra a expressão "Terceiro Templo" também não se consegue entender porque o Domo da Rocha está no lugar do futuro Templo. Muita coisa não conseguimos entender.  Analisando que  Jesus, na sua passagem pela terra, transformou toda a adoração em ato espiritual, concluo que o Terceiro Templo será espiritual, o milênio vivemos hoje é espiritual, o Reino de Deus na terra é espiritual, como afirmei em outro post anterior. 

Sabemos que nenhuma vírgula pode ser mudada na Palavra de Deus, portanto, nossas observações são  inconclusivas e as tomamos como "possibilidade", não as tomamos como verdade absoluta. A você de aceitar ou não.

Uma coisa é certa, nosso corpo é o Templo de Deus, porque o Espírito Santo habita nele, e o Espírito Santo é Deus, como Jesus é Deus. Assim temos Pai, Filho e Espírito Santo, uma só essência, distribuídos em 3 pessoas distintas (já expliquei isso em outro post).

Em Atos 7 de 48 a 55 diz que Deus não habita em Templo feito por mãos humanas, Paulo disse em 1Coríntios 3 de 16 a 17 que nós somos o Templo do Espírito Santo. Veja que tudo se encaixa.

Estas são observações feitas após longos estudos, faça o mesmo, busque ajuda do Espírito Santo, leia a Bíblia, analise vários estudos, discuta com os estudiosos, concorde, discorde, vá em frente firme, não desista e você vai chegar à conclusões gigantescas sobre a Palavra do nosso Deus.

Que o Senhor abençoe a todos e guarde.

Por Alda Inácio



30 setembro 2024

O que é o abominável da desolação?

 Olá amigos, paz no Senhor.

Os estudos avançam e venho trazer a informação aqui e, aos pouco vamos nos inteirando do conjunto de fatores que melhoram o entendimento escatológico, isto é, os sinais do tempo do fim.

Para entender a espera da volta de Jesus nos deparamos com as palavras de Daniel 9:27 e as palavras de Jesus ao se referir a esta passagem também citando o abominável da desolação em Mateus 24:15.  Este acontecimento, a ser visto antes do arrebatamento da igreja, definirá o terror dos dias finais. Vamos  analisar o que poderá ser. 

Ali está escrito algumas advertências para o povo: "quando o abominável da desolação estiver no lugar santo, corra para os montes, não entre em casa, ai das grávidas, desejando que não aconteça no sábado que é dia sagrado para os judeus. Estes detalhes nos dizem que será um terror enorme e acontecerá em Jerusalém. O texto é claro nessa parte sobre o lugar santo, porque o único lugar santo na terra para Deus é Jerusalém, então esta cidade será o centro da catástrofe. 

E o que pode ser esta catástrofe de tamanha intensidade? 

Esta abominação causará uma desolação tremenda, em outras palavras, será uma catástrofe nunca antes vista e dará início à Batalha do Armagedom. Aqui podemos deduzir sem risco: pode ser uma bomba atômica que será jogada em Jerusalém, e neste ponto já teremos uma guerra mundial em andamento; pode ser um gigantesco meteoro que cairá em Jerusalém. Com certeza, Deus pode nos surpreender com algo que nunca imaginamos. 

O certo é que este evento contagiará o mundo em escala global, afetará de norte a sul o planeta e surgirá então, em meio desta confusão, o Anticristo. Esta figura terá o governo mundial nas mãos. Ele vencerá os santos que é a igreja de Jesus Cristo na terra e pior, ele matará grande parte dos santos e, nós sabemos que a morte nos leva para a salvação. Assim como Jesus venceu a morte e está vivo no céu, assim será para nós, os que estivermos vivos nessa época.

Sobre este tempo do fim podemos concluir muitas coisas, a volta de Jesus, onde primeiro serão ressuscitados os mortos e essa condição bíblica de ressuscitar os mortos fica clara quando Jesus diz que todo olho verá a sua volta, até mesmo os que o transpassaram. Quem o transpassou? Aqueles que o mataram na cruz. Eles, junto com todos os mortos, voltarão à vida para o julgamento final.

Eu creio que a maior atenção na atualidade deve ser dada a tudo que rodeia Israel, por isso ficamos atentos para estas guerras que acontecem e podem ganhar uma amplitude avassaladora. 

Não temos medo das ocorrências futuras, de maneira nenhuma. Morte para o crente é vida e temos isso bem claro em nossa mente. Precisamos ficar atentos para entender o que vai acontecer, se ainda estivermos vivos. Como não sabemos a hora, nem o dia, aguardamos em oração, fazendo tudo que sempre fizemos, mas, acima de tudo confiantes em nosso Deus.

Que assim seja para você.

Deus lhe abençoe.

Por Alda Inacio


22 setembro 2024

Jesus e Deus são as mesmas pessoas?

 Olá amigos visitantes.

O texto de hoje é daqueles que realmente não há consenso nenhum no sentido de elucidar a questão por meio de uma explicação coerente, porque as pessoas se contentam em dizer que Deus e Jesus são um, isso basta a muitos, não a todos.  Quando vem a explicação, todos se confundem e acaba aí o discurso. 

Para complicar vamos colocar no meio da análise o Espírito Santo. 

Seria fácil entender as três pessoas como seres independentes, não sendo uma só pessoa,  se estivéssemos falando de três seres humanos, por um simples motivo: cientificamente o princípio da impenetrabilidade da matéria diz: "dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço". Então, se Deus fosse de carne e osso, o Espírito Santo também, e Jesus idem, eles seriam três pessoas distintas. Mas, eles não são seres humanos, é um Espírito só, com três essências diferentes. No céu é um único Deus. Um único corpo celestial. Entre os seres humanos são três pessoas em essências diferentes.

Como explicar estas três pessoas sendo uma só?  

Os três são compostos de matérias diferentes. Deus é energia pulsante, energia inteligente, energia viva, energia pura, como nenhuma outra pessoa igual ou semelhante existe no Universo. O Espírito Santo é a parte de Deus Onipresente, pode estar em todo lugar, é essencialmente Espírito, não é visível. Jesus se manifestou no céu possuindo o Espírito de Deus, sendo o Deus visível, o Criador tirado do interior de Deus como energia ativa, o verbo, ação, aquele que faz, portanto está descrito como braço direito de Deus Atos 2 33-39 sentado à direita de Deus depois de sua ascensão.

Esta explicação tem lógica entre nós humanos, porque a mão direita é a que faz, é ação, falar de uma pessoa que é braço direito de alguém quer dizer aquela que realiza, aquela que faz, no caso de Jesus, por intermédio dele tudo se fez.

Por que simplesmente Deus não ordenou de si mesmo e todas as coisas se fizeram? Ele não precisaria criar Jesus, faria ele mesmo, por que não foi assim?

Porque o plano de Deus é um pacote fechado, ele usou sua onisciência, olhou o plano da vida por completo e viu a necessidade de se mostrar no mundo para divulgar através dele a Palavra, fazer ele mesmo conhecido e morrer na cruz. Isso tudo foi programado. Se afirmar como Deus, enquanto Cristo, era desacreditar a humanidade dele mesmo, porque um Deus real, na sua essência espiritual, não pode morrer, então era necessário que ele viesse ao mundo na carne, porque carne é mortal.

 Quando lemos a passagem do livro de êxodo onde Deus desce no monte Sinai e tem o diálogo com Moisés, temos uma leve noção de quem é Deus. A energia que sacudiu aquele monte foi algo fenomenal, sobrenatural. Para mim é a passagem mais bonita da Bíblia. Deus teve que vir à terra para organizar a situação daqueles peregrinos no deserto.

Eu tenho participado de estudos sobre o tema  "Jesus é Deus?" e não vejo explicação satisfatória por parte de quem participa dos debates. Nenhuma explicação vem atender as nossas especulações sobre a Trindade. Ainda mais porque a Trindade não consta na Bíblia, ela é dedutiva. Só tivemos contato real com a terceira essência de Deus, que é o Espírito Santo, após Pentecostes. O Antigo Testamento fala muito do Espírito de Deus, mas, quando ele desce como línguas de fogo em Pentecostes, é que passamos a entender que ele é mais uma parte do Deus trino. Ele é a parte que se desloca no tempo, podendo estar em todo lugar.  

Para mim essa questão da Trindade é muito clara:

- Deus é Espírito, essência do bem, eterno, energia criadora, um ser incomparável que não pode ser visto.

- Espírito Santo, essência consoladora, que se desloca no tempo, podendo estar em cada um de nós, invisível, ajudador.

- Jesus, Deus na sua essência materializada, carnal, meio Deus, meio humano, voltou ao céu, foi e é o Verbo, por meio dele tudo foi criado e comandará a vida Eterna ao lado dos eleitos.

Me basta saber que a Trindade é real, Deus é um só. Eu não vejo dificuldade em entender esta parte da doutrina cristã. Há muita dedução lógica em torno de um livro que foi escrito por seres humanos traduzindo o que seres espirituais queriam para nós. Assim é a Bíblia, por isso a dificuldade. 

Paz do Senhor amigos.

Alda Inacio

19 setembro 2024

O tempo atual, os acontecimentos: grande apostasia, tribulação e a volta de Jesus

Olá amigos visitantes.

Que a paz de Jesus esteja entre nós.

Mais um pequeno estudo escatológico chegando e uma palavra de conforto aos que se debatem sem saber qual direção pegar entre diferentes opiniões sobre o que acontecerá no tempo do fim. Certo é que vivemos este tempo do fim depois de Cristo e já se passaram centenas de anos, exatos até aqui 2024 anos, desde que foi anunciado que "o tempo do fim está próximo".

Deus previu que assim fosse porque para ele o tempo não é contado dia após dia. Deus vive numa dimensão fora do tempo e não considera dias, meses, anos, séculos... Para ele tudo é hoje e para nós é difícil compreender as coisas sem datas, sem sequência lógica. Quando nós falamos "hoje" é curta nossa variação de tempo, no máximo queremos dizer: o dia de hoje, ou, o tempo presente, ou, o ano em que estamos, isso mostra uma variação pequena, mas para Deus, o tempo de hoje é tudo que se passa entre o nascimento de Cristo e sua volta.

A análise correta sobre o tempo do fim não ficou clara porque Deus não quer convertidos interesseiros; isso aconteceria se Deus tivesse descrito o fim de todas as coisas com a volta de Jesus cronometrada, com dia, mês e ano. O mundo inteiro deixaria para se converter na véspera e não seria uma conversão sincera. 

O profeta Daniel descreveu parte das coisas a acontecer no tempo do fim, o abominável da desolação em Jerusalém, tudo já ocorreu, a destruição de Jerusalém, a dispersão do povo judeu, a reunificação. O fim do sacrifício diário de novilhos e carneiros no tabernáculo e no templo de manhã e a tarde acabou. A abominação da desolação dita por Daniel  ocorreu no ano 70 DC e se estenderá até a volta de Cristo, sendo um grande sinal a acontecer descrito por Jesus como a Grande Apostasia. Já se iniciou esta apostasia. Olhe as igrejas fechando no mundo inteiro e os crentes já não lotam mais os templos. Essa apostasia vai piorar mais e mais. Esse é um grande sinal para sabermos que a vinda de Jesus está próxima.

A manifestação do Anticristo, infelizmente isso tem que acontecer para Jesus voltar e destruí-lo, como está escrito "com um sopro de sua boca". Sobre a Grande Tribulação, sim a igreja passará por ela, mas, haverá o arrebatamento, no meio ou no fim, isso não ficou claro. Sou mais propensa a pensar que será no meio dela, quando então Deus retirará a igreja da terra para exterminar Satanás e botar um fim em tudo isso.

Essa retirada da igreja para encontrar o Senhor nos ares será durante a catástrofe dos últimos dias, antes, ele fará a ressurreição dos mortos. 

Leia I Tessalonicenses 4 versos 15,16 e 17.

15 Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Portanto, não fique olhando para o céu e imaginando Jesus vai voltar na serenidade em que estamos. Parte do mundo está em guerra, porém a volta de Jesus será global, no meio de uma grande catástrofe.

Pode acontecer de uma hora para outra esta grande catástrofe? Sim com certeza. Continue observando com atenção tudo que se passa. Algo vai ficar tenso nos 4 cantos do mundo, caso isso ocorre no nosso tempo.

O Senhor disse que virá como ladrão, isso quer dizer que ele virá sem aviso prévio, pois se o ladrão avisasse, o dono da casa estaria esperando-o na porta com uma metralhadora na mão. Assim é para os convertidos, se imaginassem que Jesus voltaria amanhã, todos se converteriam hoje.

A contínua destruição do povo judeu ainda não acabou, lembramos o holocausto de Hitler  e tantas outras destruições anteriores. Ainda haverá uma destruição final que será a última, chamada de Grande Tribulação a se cumprir e, o grande sinal, será o céu escurecer, os astros perderem seu poder e o Anticristo se manifestar. Ele, possivelmente será um chefe mundial poderoso que virá tentar salvar o mundo da grande tribulação e se colocará no mundo global como deus e salvador.

Enquanto o fim não chega, os escolhidos vão sendo chamados e só quem perseverar até o fim será chamado de santo, salvo pelo sacrifício de Jesus na cruz. 

Você é um destes? Já entregou sua vida a Jesus? Reflita sobre tudo isso e não se deixe enganar ou confundir.

Deus abençoe a todos.

Alda Inácio 

13 setembro 2024

Buscar a sabedoria do Espirito para exaltar a Cristo.

 Olá amigos, paz no Senhor.

Vamos analisar um pouco o que é sabedoria, conhecimento e como obter este dom.

Percebemos que umas pessoas nascem mais capacitadas intelectualmente do que outras e esse quesito não tem nada a ver com berço pobre ou, berço rico, boa nutrição, bons cuidados. Esta capacidade é uma coisa imanente de cada pessoa. Compreendo que a mente de uma pessoa intelectualmente mais capacitada gera um indivíduo curioso e a curiosidade ajuda na aquisição do conhecimento. 

Refiro-me ao conhecimento das coisas do mundo, das coisas da vida pessoal. Vemos hoje crianças com grau de inteligência elevado nascendo em berço pobre, portanto, fica provado que a nutrição não cria indivíduos superdotados. O extremo está fora de cogitação, por exemplo a extrema pobreza atrapalha uma criança na aquisição do conhecimento, isso é provado.

Como são adquiridos os Dons de Sabedoria e Conhecimento?

A manifestação do dom de sabedoria não tem nenhuma relação com a formação acadêmica ou intelectual que alguém possua e não tem nada a ver com berço pobre, berço rico. Também não tem nada a ver com a performance de falar bem, seja um orador, pregador dos mais eloquentes. É uma capacidade dada pelo Espírito Santo a alguns membros do Corpo de Cristo e tem a finalidade de capacitar pessoas para falar bem de Jesus.

Ver provérbios 8 sobre a sabedoria. 

Nesses meus estudos de livre pensadora, observei que no meio evangélico, existem pessoas sábias que nem ao menos são letradas. Pessoas que oram magnificamente, pessoas que sabem adorar a Deus, pessoas que amam a Deus com uma fé intensa e nada sabem, sequer tem uma bagagem razoável de conhecimento. Por isso, afirmamos que Deus não escolhe capacitados para a obra, ele capacita os escolhidos. 

São várias pontas de um mesmo tema a serem analisadas, como por exemplo certos irmãos de certas doutrinas cristãs que não entenderam alguns pontos importantes da Palavra, mesmo que eles achem que sabem muito, porque tem formação acadêmica, foram escolhidos por Deus e fecham sobre o que sabem como verdade absoluta. Eu observo isso quando ouço uma pregação dizendo "aqui pregamos a Bíblia", vemos outra pregação sobre o mesmo tema com interpretação diferente e ouvimos a mesma afirmação "aqui pregamos a Bíblia". Glória a Deus, mas em muitos destes falta sabedoria.  O esforço é válido, mas a sabedoria do Espírito facilita tudo.

Eu gostava de um pregador brasileiro que reside nos Estados Unidos, ele é famoso nas mídias com muitos estudos eloquentes e ouvi muitos sermões dele e de outros, até o dia em que eu me posicionei sobre o tema escatológico "Milênio". Então fui ouvir uma pregação dele sobre este tema e percebi claramente que ele tem uma visão contrária a minha. A partir de então eu não pude mais assistir suas pregações. 

A questão real sobre nosso tema deste post "conhecimento e sabedoria", como DOM DE DEUS, não tem nada a ver com inteligência humana. Sempre que ouvimos estas duas palavras, ligamos com a palavra inteligência. Deus dispensa tudo que é da carne, inteligência é carnal, conhecimento adquirido por meio do Espírito Santo só vem após o batismo, por isso é um dom recebido de Deus.

Com a inteligência humana nos tornamos pintores, escritores, adquirimos conhecimento e nos tornamos doutores, advogados, professores, mas, com o dom de Sabedoria adquirimos conhecimento bíblico, aprendemos a doutrina com muita clareza e o objetivo de Deus a nos dar sabedoria é para falarmos de Jesus Cristo.

A Sabedoria está disponível a todos, você pode buscá-la, pedindo a Deus e ele pode te dar, ela é preciosa. Com ela, Deus poderá te usar na obra. Ele te dará sabedoria, conhecimento da Palavra para você honrar o nome de Jesus e levar a Palavra de Deus aos quatro cantos do mundo.

Busque em Deus sabedoria e encha seu coração do amor de Deus e fale ao mundo que Jesus Cristo é o Senhor e deseje de todo o teu coração que todas as pessoas na face da terra venham a Cristo e o tenham como Salvador.

Aí está o estudo que fiz nestes dias para compreender o assunto.

Que você possa desenvolver o hábito de pedir a Deus coisas importantes e uma delas, talvez uma das mais importantes é a sabedoria. Deus lhe abençoe grandemente.

Por Alda Inacio

12 setembro 2024

A responsabilidade de ser humilde diante das ordens de Deus

 Olá amigos visitantes.

Hoje, esta noite de quarta feira 11/09 será uma longa noite.

Sobre mim está uma grande necessidade de reflexão e oração. 

Após um estudo coletivo da Palavra de Deus sobraram muitas dúvidas e eu não gosto de dormir com dúvidas. De alguns dias para cá venho sentindo um peso inexplicável depois de observar o alcance que este pequeno espaço está tendo e nós não temos a noção desta intensidade, digamos assim. De repente você é confrontado com algo que não estava no seu pensamento. Eu nunca havia analisado estes estudos simples aqui como algo tão necessário e importante para Deus. Sei que a ordem é "Ide" e eu tenho cumprido a ordem com humildade.

Hoje participei de um estudo onde os dons espirituais estão sendo aprofundados e eu, na minha humildade nunca cogitei saber quais são os meus dons. Será que tenho algum? Então estou lançada num estudo que vai varar a noite e quero compreender o que Deus quer de mim e se ele me deu algum dom eu quero saber com clareza qual foi.

Eu não sei se isso acontece com você, de que forma Deus age na sua vida, mas o que sei é precioso demais para mim e me inquieta. Eu escrevi vários livros, romances, livros infantis e um único livro Evangélico que foi "Questões de gênero" e tenho escrito este blog aqui faz quase 18 anos. Mas, somente nesse mês de agosto percebi a distância que este simples blog alcançou. Nunca saberei se deu frutos. Só Deus sabe. 

Então, hoje me coloco diante de Deus quase sem palavras, estou tentando entender. 

Escrever não é dom de Deus, é talento, mas compreender a Palavra de Deus e poder escrevê-la isso é um dom e se complica quando demonstramos esse dom e podemos ser visto como arrogante, presunçoso, metido e não é nada disso. Temos a humildade de aceitar o comando de Deus: "Ide, pregue o Evangelho a toda criatura" e vamos para a rua, de casa em casa e isso tem outro nome: "Obediência" e esta palavra é preciosa para Deus.

Hoje faço este post como um desabafo, enquanto vou refletir sobre tudo isso e estudar mais e me parece coisa grande e nem sei o que dizer, só sei que vou continuar pregando a Palavra de Deus e distribuindo os livrinhos nessa grande cidade, enquanto eu tiver forças.

Que Deus na sua infinita bondade esteja comigo, com você e muito obrigada por ler estes textos.

Que Deus abençoe a todos.

Alda Inácio 



Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!
Localizador (teste) iniciado em junho 2024
Contador de Visitas